nordeste do brasil:
RESERVA EXTRATIVISTA RIO CAJARI
Na Resex do Rio Cajari, no Amapá, a população tradicional faz a exploração sustentável do açaí e da castanha-do-brasil. Além dessas atividades, há projeto que prevê o manejo de fauna silvestre, especificamente da queixada (porco-do-mato), ainda sob análise quanto à sua viabilidade.
- Escolhi esta área protegida localizada no Nordeste do Brasil por ser um local onde a sua população vive e alimenta-se na sua maioria de forma sustentável. Para além de estar diretamente relacionado com o tema do blog, seria uma forma de aprender e ter noção de uma realidade diferente da minha relativamente a modos de vida e formas de sobreviver de forma sustentável, poupando sempre os nossos recursos naturais.
Área de Proteção Ambiental de Curiaú no Amapá
O nome do Rio Curiaú vem da união das palavras cria (de criar) e mú (de gado), formando a palavra Criamú, a qual evoluiu para Curiaú. A Área de Proteção Ambiental do Curiaú (APA), no estado do Amapá, foi criada pelo decreto estadual 024 no ano de 1990, com o objetivo de proteger e conservar os recursos naturais e ambientais do local.
A Vila do Curiaú é considerada um Sítio Histórico e Ecológico, cuja população é constituída de negros remanescentes de escravos que formaram um quilombo fugindo dos maus tratos a que eram submetidos durante a construção da Fortaleza de São José de Macapá.
A principal atividade económica é a prática de agricultura de subsistência, e o extrativismo vegetal e animal.
- Escolhi esta área protegida localizada no estado de Amapá por usufruir de uma beleza natural extrema, por ser considerado um sítio histórico e por realizarem a prática de agricultura de subsistência que é um tema que me interessa particularmente. Não é demais dizer que esta área protegida e as suas práticas características estão relacionadas com o tema e fundamento deste blog.
MÉXICO:
No México, há vários tipos de áreas protegidas: federal, estadual, municipal, comunitária, privada e ejido.
CABO SAN LUCAS
O Cabo San Lucas é famoso internacionalmente pelo seu arco de pedra conhecida como "Arco A" , que marca o fim do mundo e onde se unem as águas do Pacífico e o Mar de Cortez.Aqui, a presença vital da natureza é esmagadora, este é certamente um lugar mágico com paisagens únicas marinhos e deserto e únicas. A UNESCO declarou 244 ilhas e áreas protegidas do Mar de Cortez Património Mundial.
O Cabo San Lucas é um lugar de pescadores que com o tempo tornou-se uma importante área turística e movimentada, onde a pesca, desportos aquáticos, mergulho para admirar o coral negro jardins e campos de golfe são uma grande atração.
O Cabo San Lucas é o segundo destino que mais cresce no México, no entanto, e felizmente para todos os seus habitantes e turistas, o Cabo, como também é conhecido, permanece espírito, simples e original.
- Esta área protegida situada no México foi a minha última escolha devido ao meu gosto pessoal por praias, zonas de mar e rochedo e por admirar também zonas piscatórias pois o meu local de residência identifica-se muito com zonas de pescadores.
Sem comentários:
Enviar um comentário